A Clínica do Sono® , desde o início de suas atividades, tem desenvolvido intenso trabalho para a divulgação da importância da Medicina do Sono® em termos de saúde pública. Essa participação envolve ações como palestras, apresentações em programas de tv, promoção de seminários e edição de publicações.
Você já ouviu falar em vespertilidade? Essa palavra desconhecida pode ser a responsável pelas suas muitas ou poucas horas de sono.
O diretor de marketing Antônio Bortoletto detesta acordar cedo. Só sai da cama quando o sol já está alto. Mas também só se rende ao sono quando é madrugada. “Parece que liguei 220 volts na tomada”, diz Antônio.
Leia maisA Fundação Fiat conta com a Clínica do Sono para a realização de exames de polissonografia. Os conveniados da Fundação Fiat contam com a apoio da equipe da Clínica do Sono para a realização dos exames de polissonografia e, entre os diferenciais está a sua equipe de profissionais presente durante o exame, entre técnicos e o especialista em Medicina do Sono, Dr. Dirceu de Campos Valladares Neto. A utilização de sensores de pressão para a avaliação de eventos respiratórios mais sutis, com é o caso dos Acordares Relacionados a Esforços Respiratórios (RERA, em Inglês) também é um destaque. A Clínica do Sono foi a primeira na America Latina a avaliar essa condição já em 1998, ou seja, há 20 anos. Os esforços respiratórios, inicialmente conhecidos com Acordares devido a Resistência das Vias Aéreas Superiores (UARS, no Inglês) foi descrito inicialmente na Universidade da Califórnia em Stanford pelo médico Guilleminaut, em 1993. Pessoas sonolenteas podem estar sofrendo desta condição que é tratável e de bom prognóstico. Pessoas que sofrem de sonolência excessiva durante o dia apresentam risco aumentado para acidentes em geral, o desempenho, a memória, a atenção ficam diminuídos e as atividades do dia-a-dia comprometidas.
Leia mais