A polissonografia é o método mais objetivo para a avaliação do sono e de suas variáveis fisiológicas. Através do registro de três parâmetros mínimos, o eletrencefalograma, o eletro-oculograma e do eletromiograma sub-mentoniano, pode-se quantificar e qualificar o sono do indivíduo.

O registro de parâmetros acessórios como o fluxo aéreo nasal, a oximetria, o esforço respiratório, o eletrocardiograma, o eletromiograma do músculo tibial anterior, dentre outros, são realizados conforme o objetivo do estudo, e contribuem para o diagnóstico dos distúrbios do sono.

Na Clínica do Sono a polissonografia é realizada em suites confortáveis sob a supervisão de médico especialista, enfermeiro e técnicos de enfermagem altamente qualificados. O paciente dorme com sensores fixados no corpo que permitem o registro dos dados relacionados ao sono. Os sensores (ou eletrodos), fixados de maneira a permitir ao paciente movimentar-se durante o exame, não atrapalham o sono. A comunicação entre o paciente e o corpo técnico é feita de forma muito tranquila.

Por contar com médico especialista durante o exame, muitos pacientes podem ser diagnosticados e receber tratamento na mesma noite. É o denominado "split night", o que facilita a vida do paciente e do seu médico, agilizando o processo. A Clínica do Sono se destaca por este tipo de atendimento, realizado há mais de 15 anos.

A polissonografia é útil na investigação, no tratamento e no acompanhamento dos pacientes com distúrbios do sono. São indicações para o exame:

1-Sonolência Diurna Excessiva (Narcolepsia, Hipersonias Idiopática ou Recorrente, etc);

2-Distúrbios respiratórios durante o sono (Roncos, Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono, Síndrome de Aumento de Resistência das Vias Aéreas Superiores, etc);

3-Regulagem de CPAP, o aparelho que permite o paciente respirar bem enquanto dorme;

4-Controle terapêutico (após cirurgia, sonoplastia, aparelhos bucais, etc) da Síndrome de Apnéia Obstrutiva do Sono;

5-Distúrbios do ritmo cardíaco que ocorrem durante o sono;

6-Distúrbios de comportamento que ocorrem durante o sono (Sonambulismo, Distúrbio de Comportamento do Sono REM, Epilepsias, etc);

7-Síndrome de Pernas Inquietas e Movimentos Periódicos dos Membros;

8-Insônias crõnicas.

Pin It